A avaliação como indicador de aprendizagem.
- Evandro Pestes Guerreiro
- Mar 25, 2021
- 3 min read
Updated: Mar 27, 2021
Avaliar é um processo de aprendizagem e, como tal, trata-se de indicador que orienta como categorizar, classificar e escalonar hierarquicamente estágios de apreensão, memorização, tratamento da informação, conversão do conhecimento e aplicação da aprendizagem.

Partindo do entendimento de que a avaliação é um tipo de processo de aprendizagem, podemos migrar para outro estágio da importância da avaliação no desenvolvimento da vida moderna e de cada um de nós. Perceba o seguinte, olhando para qualquer um de seus lados neste momento, você observará a escala em tudo a sua volta, incluindo você mesmo. Parece que somos uma medida em qualquer das hipóteses de nossa existência enquanto ser vivo, o que não deixa de ser uma verdade, no ponto de vista da lógica e do avanço civilizatório que nos encontramos como humanidade. Avaliar é o ato em si de aplicar indicadores que possibilitem classificar uma ordem aceitável que possibilite diferenciar entre um grupo e outro, como uma medida de qualidade entre o mais e o menos qualificado, para pertencer ou não ao grupo. Somente com esta explicação, você já deve ter concluído que quando avaliamos precisamos ocupar o lugar plenamente do papel que exercemos, uma vez analisamos características, aspectos, tipologia, dimensão e eficácia do exercício do papel do outro.
Avaliar requer compreender plenamente os fatores que envolvem o desempenho do papel exercido, considerando que interagimos com o domínio integral ou parcial do papel do outro.
Compreendendo que interatuamos a partir do papel que exercemos no grupo, na sociedade, então, para tornar essa relação isenta de julgamento valorativo, criamos o que se denomina indicador. No geral, refere-se ao que indica com evidência e sentido lógico, podendo ser concreto, objetivo ou subjetivo, a respeito de algo que desejamos melhor entender ou dimensionar sua apreensão. Para efeito da aprendizagem, precisa traduzir em dois campos: a compreensão do objeto de conhecimento envolvido no processo e, a quantidade de conhecimento aprendido dentro de um determinado período.
Aprender é dominar o conhecimento.
Aprender é dominar cada etapa do processo de produção do conhecimento, assim, qualquer aspecto que lidamos no dia-a-dia, nos submete às escalas que nos ajudam a colocar o conhecimento em muitas "caixinhas", incluindo as leis econômicas do modo de produção capitalista, estabelecendo preço de mercado, para a quantidade e especificidade de conhecimento, que você conseguiu dominar na sua vida e, pode ser aplicado para solucionar algum tipo de problema concreto do processo produtivo na sociedade.
A sociedade do conhecimento e em rede, assim como, o conhecimento científico, requer definir padrões que possibilitem produzir conhecimento que possa ser aprendido sequenciadamente, partindo do mais simples, até chegar no mais complexo. O princípio é que o conhecimento seja convertido dinamicamente, na relação entre o objetivo do tipo de conhecimento problematizado e a concretude do conhecimento em si. A padronização do processo permite sua universalização, podendo, assim como na ciência, reproduzir a experiência em qualquer parte e tempo, caracterizando sua acessibilidade, enquanto produto originado da inteligência coletiva. O que deveria ser de domínio público, no capitalismo, torna-se privado e com direitos autorais.
O conhecimento é fatiado em múltiplas partes. Cada parte é colocada dentro de um ciclo ou período, que se estabelece com base no planejamento das etapas hierárquicas de acúmulo de conhecimento, servindo de regra universalmente formalizada e submetida a legislação específica, fiscalizada pelo Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais de educação, até chegar em mim, em você e, cada cidadão que precisa ser alfabetizado neste país. Para etapa constituída na organização do conhecimento, define-se um conjunto de indicadores de aprendizagem, podendo ser a quantidade de disciplinas estudadas no semestre ou ano letivo e estas, por sua vez, dividem o conteúdo a ser aprendido em blocos ou grupos quantitativos e qualitativos de conhecimento, a ser comunicado no período dividido em bimestres, por exemplo. A medida da aprendizagem pode ser demonstrada teoricamente ou por meio de aplicação prática do conteúdo, traçando uma fronteira entre o subjetivo explicativo e o objetivo demonstrativo.
O domínio do conhecimento é substancialmente feito por indicadores. Assim, para cada ação que deseje capturar como o processo de aprendizagem está acontecendo, não importando se é um exercício de aplicação do conteúdo ou uma prova objetiva, será sempre necessário estabelecer para o aprendente de forma explícita, como o mesmo será avaliado, indicando quais aspectos qualificarão sua aprendizagem, aponto de satisfazer ou não às exigências requeridas para fazer ou a não parte do grupo. O indicador parametriza o rito de passagem, que por sua vez, dimensiona o domínio da aprendizagem do conhecimento.
Comments