

PASSA - Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem
Como criar mecanismos ativos para avaliar o desenvolvimento e acompanhamento do processo de educação digital na Sociedade 5.0?
Com base nesta pergunta, investigou-se uma possível resposta para o problema focado, levando ao entendimento de que o resultado aceitável seria o desenvolvimento da Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem – PASSA, como sistema de indicadores capaz de avaliar a eficácia do processo educacional digital, remoto e a distância, quando se trata de conversão do conhecimento, levando a monitorar e mensurar resultados operativos de maior qualidade para o projeto político pedagógico da instituição educacional e do aprendente. A Educação é básica por ser fundamento da socialização humana, mas também, exerce o papel dinâmico de orientar o indivíduo a saber como coexistir com o diferente e de forma plural, respeitar a diversidade. Quanto mais educado é o sujeito social, mais a sociedade é capaz de emancipar-se e trilhar seu desenvolvimento sustentável.

A Pesquisa
A primeira fase de mapeamento do problema de pesquisa recebeu o apoio do Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO SÃO PAULO, a partir da Bolsa-Auxílio à Extensão (BAE) 2021, outorgada ao Dr. Evandro Prestes Guerreiro, pesquisador responsável pelo projeto "Sociedade 5.0: Infoinclusão social e educação digital - A senoide de intervisão na aprendizagem", que mostra a aprendizagem como resultado da senoide criada entre a potencialização dos vínculos educativos (como laços sociais) e, a eficácia motivacional das plataformas digitais de educação remota, potencializando as habilidades e competências das gerações, interatuando com os avanços tecnológicos da sociedade 5.0. Recursos, ferramentas e metodologias pedagógicas, com a incorporação da inteligência artificial, aprendizado profundo (deep-learning, em inglês), internet das coisas, robótica, computação quântica, biologia digital, aplicativos, impressão 3D, plataformas inteligentes, redes neurais, neurociência e novos desafios que o gestor e educador terão pela frente, como aprendizagem ativa contínua.

Etapas
