Compromisso com a sustentabilidade do planeta.
Starting point de educação ambiental e sustentabilidade
A educação do futuro é cada vez mais à distância, no sentido físico, mas substancialmente, mais próxima, intuitiva, responsiva, em rede, em tempo real, remota, sistêmica, intercultural, transdisciplinar e problematizadora. Na Educação Ambiental, precisamos criar, testar e ensinar o que aprendemos, enquanto recurso didático para preservar nossa história e comprometer as gerações futuras com a sustentabilidade do planeta que vivemos.
Matriz da Sustentabilidade
A sustentabilidade é um desafio de longo prazo, uma vez que implica em planejar a longevidade, integrando recursos em diferentes âmbitos da vida humana. Associada à educação ambiental, a sustentabilidade demanda o desenvolvimento da capacidade individual para compreender a finitude dos recursos naturais, o que requer a formação de competências experienciais, técnicas, socioemocionais, relacionais e sustentáveis, em processos contínuos de aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser e aprender a aprender.


Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA)
Bolsa de Pós-Doutorado (PD)
A Educação Ambiental objetiva integrar o ser humano e seu ambiente, buscando equilíbrio e respeito na relação.

Hipótese da Pesquisa
A educação é política, uma vez que ensina o individuo a decidir sobre seu destino, social, pois a pessoa aprende tornar-se cidadão de direitos, cultural, já que desenvolve tecnologias inovadoras e, também, ambiental, ao questionar sua própria existência no seu habitat e, econômica, diante da relação sustentável e ecológica que estabelece com o planeta.

Justificativa
A pesquisa deixará de ser um fim em si mesma e, se transformará́ na metodologia ativa de aprendizagem contínua, resultante da potencialização dos vínculos e enlaces sociais, que maximizam a virtude e atitude das próximas gerações, interatuando com os avanços tecnológicos da sociedade 5.0 e seu ambiente sustentável, uma vez que a tecnologia é para deixar a vida mais confortável e não, a colocar em risco existencial.

Objetivo da Pesquisa
Qualificar a educação ambiental no âmbito da Infoinclusão social, delineando as características e tendências tecnológicas que influenciam o desenvolvimento de métodos de aprendizagem relacionados com a sustentabilidade social, econômica, cultural e tecnológica.

TR 7 - Tema: Educação Ambiental
Coordenadora: Fernanda da Rocha Brando Fernandez
O objetivo do projeto é desenvolver, de forma participativa, um Programa de Educação Ambiental que vise o acesso à informação e a divulgação pública dos temas abordados pelo Centro de Inovação e Sustentabilidade da USP. A definição sobre educação ambiental presente na Política Ambiental da USP deve ser considerada no referido Programa, traduzindo e alinhando os conhecimentos e produtos gerados para diferentes formatos, tais como workshops, cursos e materiais diversos que possam ser utilizados em espaços de educação formal e não formal bem como para a sociedade em geral.

Política ambiental da USP
(Resolução Nº 7.465, de 11 de Janeiro de 2018)
Educação ambiental são processos educativos, dialógicos e reflexivos de compartilhamento, apropriação e construção de conhecimentos, valores, atitudes, habilidades e competências voltadas à busca de relações justas, respeitosas e responsáveis das sociedades humanas entre si e com o meio ambiente considerando toda diversidade envolvida e tendo como horizonte a constituição de sociedades sustentáveis.


Pesquisador bolsista PD: Dr. Evandro Prestes Guerreiro
Pesquisador-Orientador:
Doutor e Mestre pela PUCSP. Executive Humanistic Master Coach (ECA/ More/ IHCOS, Alemanha). Psicopedagogo. Especialista em EAD. Formação em Psicanálise. Bacharel em Ciências Sociais e Serviço Social. Administração e Relações Internacionais (incompletos). Autor dos livros: Campo de batalha - o caminho da competitividade na nova realidade de mercado (2021). Aprenda escrever artigo científico (2021). A Questão social e a cidadania no neocapitalismo - competências profissionais no trabalho social (2020). Holistic Leader Coach® (2015). A educação do futuro (2014). Empreendedorismo e Negócio Social (2014). Cidade Digital - Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede (2006). Administração - Aprendizado Organizacional (2009). Gestão Pública e Cidade Digital no Brasil - Sociedade de Informações e Cultura Local (2004). Educação Ambiental e Cidadania - Um Programa de Ensino para a Amazônia (1994). Líder e criador do Grupo de Pesquisa Cidade Digital e Sociedade do Conhecimento (CNPq). Diretor da e-Social Brasil - Seminário Internacional Social Meeting. Avaliador do MEC/ INEP. Professor e pesquisador na Estácio São Paulo (2020). Professor da Fatec - Faculdade de Tecnologia de São Roque e Baixada Santista (2021). Editor-chefe do Social Meeting Scientific Journal (2020). Escritor, palestrante e consultor organizacional.
Entre em contato
